Outro sábado chato em isolamento ficou interessante.
Acontece que alguém teve acesso aos servidores internos da Nintendo por um período de 2 anos no início dos anos 2000 e, durante esse período, eles coletaram cerca de 2 TB de “coisas” que estavam em seus servidores de arquivos internos, algumas das quais foram compartilhadas nos anos com um grupo fechado, mas nunca foi tornado público.
Você sabe onde estamos indo com isso certo? sim – alguém no 4chan (fórum de ….) acabou de lançar 200 GB dele do nada.
Parece que o vazamento se originou do iQue, que era um parceiro chinês da Nintendo que produzia sistemas “clone” oficiais, como a versão iQue do N64, e ajudou a vender o hardware da Nintendo na China de volta quando os chineses tentavam proibir videogames estrangeiros. .
As pessoas estão passando por isso no momento, e se metade disso for verdade – esse é possivelmente o maior “vazamento” da história da Nintendo.
Até agora eles (afirmam) ter encontrado:
- Documentação técnica do Wii e SDK anteriores
- Gamecube SDK
- Gamecube prototypes
- N64 SDK
- N64 Prototypes
- N64 DD Prototypes
- N64 Game source code
- N64 Complete Verilog files
- Timing and business plans
- Pokemon source code
- Código fonte para boot0 / 1/2
- Diagrama em bloco/DATASHEETS para cada componente do sistema e Verilog para AES / SHA
- Documentos da BroadOn descrevendo o planejamento e a implementação de recursos + APIs + documentos para software interno
- SDK do IOS completo
- Código fonte para IOS (IOS é o sistema operacional do Wii)
- Documentos de planejamento para implementação do sistema de 2004-2006
- código fonte da biblioteca da SDK do Wii (DVD, EXI)
- código fonte e informações sobre sistemas de fabricação e publicação
- Alguns ”extras” (WPAD SDK interno de 2005, Wii Overview de RVL_SDK 1.0)
- “sdboot”, uma versão especial de fabricação do boot2 que carrega dados do cartão SD; é muito bugado e provavelmente explorável para a execução do código boot2 em todos os Wiis (é assinado no varejo)
- gamecube e coisas do ique (documentos internos do gamecube, incluindo layout de disco físico, despejo maciço de 2 GB + iQue, incluindo CVS completo para isso)
Além disso, aqui está tudo o que vazou nas últimas semanas:
● Depuração e compilações de pkm Blue & Yellow
● Código fonte para pkm Blue & Yellow
● Compilações de depuração japonesa do pkm Gold & Silver
● Mapa de símbolo para pkm Crystal. (icones e fontes)
● Código fonte do pkm Gold & Silver
● Demonstrações do Spaceworld ’99
● Emulador oficial do GameBoy
● Listas internas que listam tudo o que é lançado (incluindo os não lançados) para todos os sistemas Nintendo até o DS
● Compilações de depuração do Pokémon DA Gen 7, verificadores oficiais de legalidade do 3DS, uma CIA de distribuição O-Power e uma CIA da VC Mew
● Código fonte do N64, Gamecube e Wii
O que isto significa?
Então é aqui que as coisas ficam confusas.
se é verdade que um conjunto completo de arquivos Verilog para o N64 vazou, é um grande negócio, pois o hardware até agora mantinha seus muitos segredos, que o tornaram a desgraça dos autores de emuladores por décadas. Para simplificar, alguém poderia colocá-los em um chip FPGA grande o suficiente e teríamos uma emulação perfeita, ou uma fábrica poderia usá-los para fabricar sistemas de clones.
Legalmente, no entanto, esses arquivos não podem e não devem entrar em contato com autores de emulação. Os emuladores são legais somente quando criados em um ”ambiente de sala limpa”, ou seja eles tem que criar seus códigos do zero!.
Portanto, você pode fazer engenharia reversa de coisas para descobrir, mas no momento em que você leu a documentação técnica vazada, qualquer trabalho baseado nisso também é considerado ilegal.
Mas, é claro, é uma área cinzenta – o CEMU fez um progresso incrível de repente, logo após o vazamento do Wii U SDK, segundo rumores de que eles não liberam o código-fonte.
Tenho certeza que outros provavelmente estão mais entusiasmados com a possibilidade desses protótipos fabulosos (Mario 128, Mother 64 etc.) estarem aqui.
Outra razão pela qual esse vazamento é tão louco é que ele também inclui código-fonte para coisas como chips de memória Samsung. Eu não acho que eles os liberam antes.