Meu HTPC: SolidTV – Prefácio

Para quem me acompanha no Twitter ou via fórum, sabe que estou montando um HTPC. Nessa série de posts irei postar como está sendo a experiência de se montar o aparelho, desde a escolha do hardware até a instalação dos softwares, configurações e testes comparativos.

SolidTV – Objetivo

Meu objetivo ao montar um HTPC era construir um computador que pudesse reproduzir vídeos em alta qualidade diretamente na TV (o óbvio), além de arquivos de som, streamming e qualquer outro tipo de conteúdo multimídia, como fotos em cartões de memória. Além disso ele deveria obrigatoriamente possuir uma área dedicada para a execução de emuladores, tudo isso controlado exclusivamente (ou mais de 95%) via controle remoto. TV não era prioridade, mas seria um ponto positivo caso pudesse colocar as mãos em uma placa de captura de qualidade (coisa que consegui :P).

Como tudo que costumo construir ou planejar, pensei em montar um HTPC totalmente automatizado controlado via frontend que fosse o mais fácil possível para ser operado, além de poder facilmente ser atualizado. Se um dia eu quisesse comprar um drive de Blu-Ray por exemplo, seria interessante que meu hardware não necessitasse de updates extremos para comporta-lo.

SolidTV – A escolha do Frontend

Como gosto muito de enfeitar o burro, precisaria de um frontend que suportasse QUALQUER coisa que eu desejasse fazer no sentido de multimídia. O MythTV foi uma escolha mas como era baseado em Linux deixei logo para trás já que com certeza me traria mais dor de cabeça do que alegrias. Nada contra o SO, mas para mim que não sou fluente, não rolaria.

Navengando pela internet filtrei as minhas opções em 2 programas: O Windows Media Center e o MediaPortal. O primeiro é integrado com o Windows e possui um leque satisfatório de opções, além de exigir mínima configuração. O segundo traz um leque quase infinito de opções e pode ser expansível via plugins, porém exige algum tempo dedicado de configurações e instalação de codecs e outras ferramentas.

Após muitos tópicos em fóruns e de opiniões de terceiros, acabei ficando com o MediaPortal. Sua interface em constante evolução além da caralhada de opções na tela de configuração acabaram levando o meu coração :)


Vídeo demonstrativo aleatório rodando o Skin Original do MediaPortal

Obviamente, nenhum dos dois programas tem suporte direto a execução de emuladores sendo assim precisaria de um segundo programa para tal tarefa. O MediaPortal possui um plugin chamado MyEmulators especial para isso, mas eu queria algo muito mais apelativo aos olhos e fácil de manipular, principalmente via joystick. Gostaria de chegar do meu trabalho, abrir um programa, escolher um jogo e sair jogando, sem complicações ou manipulação dentro do emulador.

Pesquisando na internet, achei dois concorrentes interessantes: O GameEX e o Maximus Arcade. O primeiro possui a vantagem de ser o queridinho da comunidade e ser muito bem suportado, além de ser bem expansível. O segundo possui uma interface extremamente fácil de manipular e configurar, porém é uma plataforma totalmente fechada. Como o GameEX possuia muitas funcionalidades duplicadas do MediaPortal e como preferia perder tempo configurando o MP ao invés do frontend de emuladores, fiquei com o Maximus Arcade.


Vídeo do Maximus Arcade em execução (skin e configurações default)

Depois da parte software escolhida, chegava a hora de se escolher o hardware que iria compor o meu HTPC. No próximo post irei discutir as escolhas que fiz além de postar algumas fotos, evitando assim que os artigos fiquem cansativos apenas com texto. Aproveitem esse meio tempo para opinar sobre minhas decisões até agora nos comentários :P

Meu HTPC: SolidTV – Prefácio

22 pensou em “Meu HTPC: SolidTV – Prefácio

  1. Legal! Faz algum tempo que quero montar um, mas vou deixar de lado e montar um arcade primeiro, que aliás, usarei o Maximus Arcade. Já testei também o GameEx, Tio, e acho ele melhor, mas a interface do MaxArc é muito mais atraente… aliás, Tio, vc viu os “avi snaps” do GameEx? São muito show de bola!

  2. PUtz! Só agora vi o video e reparei que o MaxArc também tem opção de avi snap! Muito massa!

  3. Depois de ter testado o XBMC (XboX Media Center – xbmc.org ), que por sinal é ‘di grátis’, achei todos os outros uma belas de uma bosta! sim isso inclui Mythtv, Media portal, Windows Media Center, e outros.

  4. Verdade! O XBMC tem versões pra Windows e é um Frontend de responsa. Suporta tanto emuladores quanto video e audio, scripts em pearl além de Skins muito bonitos e customizáveis.

    E é de graça! Da uma testadinha nele depois!

  5. TioSolid, já acompanho você a muito tempo, fiquei fascinado com essa sua idéia e muito interessado, nem podia imaginar essas funções reunidas em apena dois programas como os que você postou.

    Parabéns pelo seu esforço e pela sua doação a todos nós. A internet só é o que é hoje graças a pessoas como você, que não limitam a informação a custa do dinheiro.

    Estarei acompanhando o desenrolar dessa sua nova empreitada. Parbéns novamente!

  6. Muito boa a matéria, sobre o frontend para arcade fico com o HyperSpin =]

  7. Sim, só que o XMBC é portado do Xbox (Linux), sendo assim ele não suporta e nem nunca vai suportar algumas funcionalidades avançadas, como Blu-Ray e DXVA, que é decoding e arquivos H.264 via hardware, coisa totalmente necessária para mim

    No caso do HyperSpin eu ia nele também, mas vi que só existem animações para o MAME, dai desencanei.

  8. SAbe onde encontro os videozinhos exemplos de jogos, para colocar no Maximus }?????

  9. Baxei o HyperSpin, um verdadeiro carnaval, pesadíssimo para meu humilde PC, celeron D 3.3ghz 1.2Gb ram! mas pelo que consegui ver tinha animações em todos os consoles. baxei a versão 0.8.0.0 algo assim!
    manda a segunda parte ae tio do carai!

  10. Ow Tio Solid, um montão de amigos meus ficaram interessados quando comentei sobre HTPC, alguns nem sabiam o que era, daí gostaria de pedir que quando você acabar o seu projeto se rolava de lançar um tutorial pra moçada!

    ah diz que sim, siiiiiiiiim?
    rsrrs

    abração

  11. Tio, na verdade o XBMC já estrapolou os limites do termo PORT. Ele já é desenvolvido primeiramente visando as funcionalidades do PC e, paralelamente, o hacker T3CH desenvolve a versão excusiva para Xbox. Hoje, o XBMC para PC é totalmente compatível com Blu-Ray e player externo (como MPC) que utiliza DXVA (1.0 e 2.0), isso segundo o próprio http://xbmc.org. E parabéns pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos. Dividir e conquistar!!

  12. Altieres: Eu vou explicando conforme vou postando, fca até mais didádico :)

    Gamereview: Sim, no Xbox antigo para instalar o XMBC é via Linux até onde sei.

  13. Mas Tio, voce tá controlando essa parada com o que? Controle remoto? Joystick? Teclado sem fio?? Ou na parte de harware vc vai dizer!
    Valeu

  14. Tio, no Xbox não é via linux não, já que ele substitui a Dash original do Xbox. É só descompatar no driver C e tá instalado.

  15. Eu ando meio desatualizado então lá vai a pergunta:Qual a vantagem de colocar um frontend?

  16. Nick, um frontend é uma interface gráfica que tem 2 vantagens básicas: deixa o programa/emulador mais fácil de usar, e também muito mais bonito!

  17. Mais bonito eu sei mas eu como um usuário final de XP sou assim “xiita” e não tava levando a fé quanto o frontend poderia ser útil(embora eu tenha um vício de mexer em emuladores, pro SNES 9x levando em consideração seu comentário acredito q é uma boa)

    Thnx metal!:)

  18. s1d3: Instalei o iMon aqui também, mas o MediaPortal é bem mais belo para os olhos e tem algumas configurações Extremamente específicas que acho interessante para minha setup, como IR Blaster e suporte a placa de TV

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo