MelonDS Multijogador LAN: Chegando Lá!

Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:

Introdução

O jogo Multiplayer local, ou LAN (Local Area Network), entre dois computadores à disposição está mais próximo do que nunca. Apesar de ainda apresentar algumas arestas a serem aparadas, pode-se dizer que o desenvolvimento está em um estágio avançado e promissor. Neste artigo, exploremos as etapas necessárias para desfrutar do multiplayer LAN no MelonDS e como você pode contribuir para o aprimoramento dessa funcionalidade.

O Estado Atual do LAN no MelonDS

No momento, a funcionalidade de LAN no MelonDS está próxima de se tornar um produto acabado. Embora possa ainda apresentar alguma instabilidade, nossos testes revelaram um desempenho bastante suave. Esta é uma ótima notícia para os fãs de jogos retro que desejam reviver a magia dos jogos multiplayer locais.

O Convite para a Comunidade

Aqui está a oportunidade para todos que se interessam por esse desenvolvimento: você pode obter as compilações experimentais diretamente do nosso Github CI. Procure pelas compilações rotuladas como ‘season2 test PR’. Lembre-se de que você precisará de uma conta no Github para baixá-las.

No entanto, pedimos encarecidamente que você não apenas baixe, mas também teste profundamente essas compilações experimentais. Abuse delas de todas as maneiras possíveis e relate qualquer anomalia que encontrar. Você pode compartilhar suas descobertas em nosso IRC, Discord da desenvolvedora ou no tópico dedicado a esse propósito. O objetivo é tornar esses recursos sólidos como uma rocha para o lançamento da versão 1.0 do MelonDS.

Como Iniciar um Jogo LAN

Agora que você está entusiasmado com a ideia, saiba como iniciar um jogo LAN no MelonDS.

No Computador Anfitrião:

  1. Abra o MelonDS, vá em “System” e escolha “Multiplayer”. Em seguida, selecione “Host LAN game”. Insira seu nome de jogador e você está pronto para prosseguir.

Nos Computadores Clientes:

  1. Em todas as máquinas dos outros jogadores, abra o MelonDS. Vá até “System” e selecione “Multiplayer”. Escolha “Join LAN game”. Insira seu nome de jogador e a lista de jogos LAN disponíveis será exibida. Caso contrário, você sempre pode tentar usar o botão de conexão direta.

Jogue e Divirta-se!

  1. Uma vez que todos os lados estejam conectados ao jogo LAN, você pode abrir um ROM em cada máquina e começar a jogar. Lembre-se de que é necessário ter uma boa rede local para que isso funcione adequadamente. A conexão Ethernet é a mais recomendada, pois outras conexões podem não funcionar bem caso a latência seja muito alta.

Nota Sobre o Netplay

Além do LAN, o MelonDS também possui a funcionalidade de Netplay, que permite jogar multiplayer pela internet. No entanto, no momento, essa funcionalidade não está operacional devido a mudanças recentes no código-fonte do MelonDS. A equipe de desenvolvimento está trabalhando para resolver essas questões e informará quando o Netplay estiver funcionando novamente.

Entendendo a Terminologia

Para evitar confusões, é importante destacar a diferença entre o LAN e o Netplay. O LAN é voltado para jogos multiplayer locais em uma rede local (ou seja, em computadores na mesma casa, por exemplo). O Netplay, por outro lado, destina-se a jogos multiplayer locais pela internet. Ambas as funcionalidades são emocionantes, mas não se aplicam ao modo multijogador online, também conhecido como WFC (Wi-Fi Connection).

Conclusão

O desenvolvimento do multiplayer LAN no MelonDS é uma excelente notícia para os entusiastas de jogos retro que desejam reviver as experiências de jogos multiplayer locais. Com a ajuda da comunidade, as arestas restantes serão aparadas e essa funcionalidade estará pronta para o lançamento oficial. Enquanto isso, você pode aproveitar os testes e a diversão com amigos, graças ao LAN no MelonDS.

Perguntas Frequentes (FAQs)

  1. Quando posso esperar o Netplay no MelonDS funcionando novamente?
    • A equipe de desenvolvimento está trabalhando nisso, mas ainda não há uma data definida. Fique de olho nas atualizações do MelonDS para obter as últimas informações.
  2. Quais são os requisitos mínimos para uma rede local satisfatória para o LAN no MelonDS?
    • Uma conexão Ethernet é a mais recomendada para uma experiência sem problemas. Outras conexões podem falhar se a latência for alta.
  3. Posso jogar com amigos online usando o Netplay no MelonDS?
    • Não no momento. O Netplay é destinado apenas a jogos multiplayer locais pela internet.
  4. Como posso contribuir para o desenvolvimento do MelonDS?
    • Você pode testar as compilações experimentais e relatar quaisquer problemas à equipe de desenvolvimento. Sua contribuição é valiosa para tornar o MelonDS ainda melhor.
  5. O que é WFC no contexto do MelonDS?
    • WFC se refere ao modo multijogador online, que não está relacionado ao LAN ou Netplay, pois envolve conexões pela internet.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o multiplayer LAN no MelonDS e o estado atual desse emocionante recurso. Divirta-se jogando com amigos e contribua para o desenvolvimento desta plataforma incrível.

source: https://melonds.kuribo64.net/

Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!

MelonDS Multijogador LAN: Chegando Lá!
Rolar para o topo