Post feito pelo nosso correspondente no Japão – Paulo Takeda. Editado e remasterizado por TioSolid
Quando eu morava em São Paulo em meados 1998 mais ou menos frequentava as casas de Arcade por aqui sempre que tinha a chance. Infelizmente com a chegada da Internet e a jogatina online, as casa de Arcade foram caindo no esquecimento e muitas acabaram fechando. Mas agora que moro no Japão, ainda continuo a frequentar estas casas cheias de maquinas enormes e com seus barulhos característicos.
Sim meus amigos, aqui o Arcade nunca irá morrer.
E sobre isso que vou falar hoje. Aqui os Arcades continuaram a evoluir acompanhando as mais recentes tecnologias. Agora todas as máquinas estão conectadas em rede e pode-se jogar online contra outras pessoas em qualquer parte do Japão e talvez mundo. Além disso, todas as maquinas possuem um sistema de identificação tipo NFC, iguais os utilizados em smartphones.
Os cartões servem para se logar no servidor e acessar sua ID onde estão armazenados seus saves, recordes e também os DLCs que você adquiriu dentro dos jogos, como por exemplo as roupas customizadas de Street Fighter IV.
Assim como qualquer rede online de jogos, você pode se logar de um computador e configurar sua ID e adquirir DLCs, etc. Vejam um vídeo que fiz mostrando como funciona o cartão:
Temos também um Arcade do já famoso jogo Left 4 Dead (originalmente para PC). Atenção especial aos controles utilizados na máquina.
Uma que faria muito sucesso no Brasil seria o arcade de Winning Eleven, ainda mais com suporte a partidas online.
Tem até máquina para quem curte card games. O mais curioso é que o jogo é todo gerenciado através de cards de verdade, que são colocados em uma área especial do arcade e fazem a ação acontecer em tempo real na tela.
Outra coisa muito curiosa são os fliperamas de corrida de cavalos. Uma espécie de sala especial equipada com telões exibe a corrida enquanto você jogador pode escolher uma das “mesas de aposta” e colocar as suas fichas em qual cavalo você acha que será o vencedor. A vantagem aqui é que tudo é feito com dinheiro de mentira.
Abaixo algumas fotos de alguns arcades curiosos:
Obrigado a todos e comentem se não for incômodo.
Post importado tal
Muito bom, nunca tinha visto o sistema NESiCA funcionando, é bem interessante. Pena que aqui no país os arcades já eram.
CARACA, e eu aqui procurando pelo menos 1 misero BUTECO para perder fichas e lá na terra do Sol nascente tem ate cartão com ID para jogar no ARCADE.
Parabéns
Nossa Tio , ficou muito bem editado XD , Eu nao teria feito melhor XD
E obrigado novamente por ceder o espaço aqui no NI .
Arigatou
Muito fera mesmo.
Isso é por todo Japão ou mais akihabara mesmo?
Tem por todo o Japão mais perto das capitais .
No interior já não tem muitas .
Eu curto os arcades de corrida, pois o volante eh pesado, reagindo como se fosse real, dando soco e puxando nas curvas e batidas, muito gostoso mesmo, Valeu ai Nipoman e TioSolid, xD
Muito legal!!! Não tinha nem ideia de como evoluiu o arcade na terra do sol nascente…
Uma pergunta … é barato jogar???
Por uma tradicao ate cultural aqui no japao , usam-se ao inves de fichas moedas de 100 yen (1 dollar)
Isso surgiu desde os primordios do arcade aqui no japao
Por exemplo quando chegou o arcade space invaders , houve uma falta enorme de moedas de 100 yen no pais
Isso recentemente se tornou um problema . Pois o imposto aqui no japao subiu de 5 para 8% , e as casas nao puderam reajustar o valor do credito por conta da moeda .
As fichas são uma realidade nossa, no resto do mundo usam (ou usavam) moedas.
Devemos agradecer a inflação Galopante que tínhamos (Ou temos) que tornava inviável usar moedas tanto em nos Arcades quanto nos Orelhões.
o bom e velho tempo dos Arcade muita saudade daquelas maquinas de fliperama, velha e boa infância