Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:
O Retroarch
RetroArch é o frontend de referência para a API do libretro. Exemplos populares de implementações para essa API incluem emuladores de sistemas de videogame e mecanismos de jogos, bem como programas 3D mais generalizados. Esses programas são instanciados como bibliotecas dinâmicas. Nós nos referimos a eles como “núcleos de libretro”.
A LibRetro
libretro é uma API que expõe callbacks genéricos de áudio/vídeo/entrada. Um frontend para libretro (como RetroArch) lida com saída de vídeo, saída de áudio, entrada e ciclo de vida do aplicativo. Um núcleo de libretro escrito em C ou C++ portátil pode ser executado perfeitamente em muitas plataformas com muito pouco ou nenhum esforço de portabilidade.
Embora o RetroArch seja o frontend de referência para o libretro, vários outros projetos usaram a interface do libretro para incluir suporte para emuladores e/ou mecanismos de jogo. libretro é totalmente aberto e gratuito para qualquer um usar.
Atualmente suportando as seguintes plataformas:
- DOS
- Windows 11
- Windows 10
- Windows 8
- Windows 7
- Windows Vista
- Windows XP
- Windows Millennium
- Windows 2000
- Windows NT 3.5
- Windows 98
- Windows 95
- Linux
- Emscripten (WebAssembly and JavaScript)
- FreeBSD
- NetBSD
- OpenBSD
- Haiku
- Solaris
- Apple macOS (PPC, x86-32 and x86-64)
- Apple iOS
- Apple tvOS
- Android (2.x to most recent version)
- PlayStation 2
- PlayStation 3
- PlayStation Portable
- PlayStation Vita
- Original Microsoft Xbox
- Microsoft Xbox 360 (Libxenon/XeXDK)
- Microsoft Xbox One
- Microsoft Xbox Series S/X
- Nintendo GameCube
- Nintendo Wii
- Nintendo Wii U
- Nintendo 3DS/2DS
- Nintendo Switch
- Nintendo NES/SNES Classic Edition
- Raspberry Pi
- Blackberry
- OpenDingux
- Miyoo
- RS90
- RetroFW
Se você preza pela ultima versão sempre pode baixar aqui, caso procure para uma plataforma especifica verifique aqui