Se existe um emulador único e nos últimos anos foi realmente bem cuidado em seu desenvolvimento solo, esse é o CEMU, por anos fechado apenas pelos seus criadores, sempre com versões para os participantes do PATREON e depois lançado ao publico, agora chega totalmente em código aberto, qualquer um pode ajudar na melhoria do emulador, de uma simples imagem de interface a programação completa, qualquer um pode alterar, já que está sob licença MPL 2.0, bem parecidas com outros emuladores e homebrews como o OPL, aonde ninguém tem prioridade de receber, avaliar ou seja fazer dono, todos tem o direito de distribuir e modificar:
As permissões desta licença copyleft fraca estão condicionadas à disponibilização do código fonte dos arquivos licenciados e modificações desses arquivos sob a mesma licença (ou em certos casos, uma das licenças GNU). Os avisos de direitos autorais e de licença devem ser preservados. Contribuintes fornecem uma concessão expressa de direitos de patente. No entanto, uma obra maior usando a obra licenciada pode ser distribuída sob termos diferentes e sem código-fonte para arquivos adicionados na obra maior.
Permissão de Uso:
É muito bom ver um grande emulador como o CEMU vir para a comunidade FOSS (Free and Open Source Software), agora é esperar o tempo e pessoas motivadas que possam contribuir com o projeto a cada dia.
Melhorias do CEMU 2.0
Com a vinda do CEMU ao FOSS ele chega em sua fase 2.0, trazendo varias melhorias a todos e por debaixo da interface: