Faça parte do nosso Telegram, acesse o NewsInside Chat para ajuda e suporte:
TELEGRAM NEWSINSIDE!
Vou parecer repetitiva mas, como sempre, adoro ver os anos e mais anos quando continuam a desenvolver homebrews para consoles que em uma época foi febre ter coisas novas para a scene de Homebrews em si como novos emuladores, novos plugins que alteram ou adicionam coisas que jamais tiveram no console, jogos adaptados a consoles que nunca receberam atenção mas foi possível portar, é uma imensidão de coisas possíveis.
Mas quando o desbloqueio do console passa há mais anos, novas ideias a todo momento ficam para trás, mas sempre podem e/ou acabam surgindo novos projetos, assim como vimos muitos anos depois o PSP conseguir rodar até que bem o N64, o plugin de Wifi WPA2, agora estamos vendo o DSVita, que é um emulador de DS para o PS Vita.
O emulador está em uma situação de total início e tem rodado até bem jogos 3D como Mario Kart DS, alguns com mais esforço como Final Fantasy 3 o ”3D Remake”.
https://github.com/Grarak/DSVita?tab=readme-ov-file
O emulador tem apenas seus 10 meses de vida em media, tem usado vários recursos já imaginados/inventado/criados por outros emuladores, sendo mais tecnica nessa parte, como vimos creditados no GitHub:
- NooDS was used as reference. A lot of code was taken from there.
- melonDS for ARM7 HLE implementation and jit optimizations.
- DesmumePSPExperimental for ARM7 HLE implementation.
- pokediamond for ARM7 HLE implementation.
- DSHBA Copied some PPU hardware acceleration implementation (Thanks for xiro28 linking me the repo)
- vitaGL 2D/3D hardware acceleration wouldn’t be possible without it
- Tonc GBA PPU documentation
- GBATEK GBA/NDS documentation
- kubridge For fastmem implementation
- @TheIronUniverse for livearea assets
Já que estamos brincando mais na área tecnica, vamos mais a fundo e ver, o quão longe os 2 consoles, Nitendo DS e PS Vita estão longe um do outro e quão isso é um ”milagre” tecnológico??
A Estimativa de 4 a 7x Está Correta?
Para uma emulação básica com (muitas) otimizações, teríamos que ter um hardware que seja de pelo menos 4x a 7x pode funcionar em alguns casos, estou sendo mais generalista e nao sobre o DSvita em si:
- Com frame skip ativado (pulando quadros)
- Sem filtros de melhoria gráfica (pensar nisso no DSVita já será exageradíssimo)
- Usando recompilador dinâmico (JIT)
- Em dispositivos com arquitetura ARM (que tem vantagem na emulação de outro ARM)
A exemplo do DraStic (emulador para Android) funciona bem em processadores ARM modernos como Cortex-A7/A8/A9, demonstrando que dispositivos relativamente modestos podem emular o DS com otimizações adequadas.
Comparação dos Hardwares: NDS e PS Vita
O NDS usa: ARM946E-S (ARM)
O Ps Vita usa: ARM Cortex-A9 ARM Cortex-A9 MPCore
Diferenças de gerações entre estes processadores ARM
Nintendo DS (ARM946E-S)
- Clock no console: ~67 MHz2
- Implementação: Muito abaixo do potencial máximo da arquitetura
- Configuração: Usa uma arquitetura assimétrica de dois processadores (ARM946E-S como principal e ARM7TDMI como secundário)
- Customizações: Inclui unidades dedicadas para divisão e raiz quadrada, além de Direct Memory Access Controller
PS Vita (ARM Cortex-A9)
Clock no console: Até 500 MHz57
Implementação: Utiliza o Cortex-A9 MPCore (versão multicore) com 4 núcleos58
Potencial não utilizado: A Sony e a Nintendo optaram por rodar o processador com clocks mais baixos que os originalmente que a ARM criou para esses modelos de CPU para evitar superaquecimento e economizar bateria.
Então chegando a um consenso, podemos dizer e realmente afirmar que a existência do DSVita é um ”milagre” tecnologico, muito esforço, tentativa e erro dos seus desenvolvedores.
Considerando as limitações, sim. O DSVita representa um esforço extraordinário de engenharia de software:
- O hardware do PS Vita está longe de ser 4-7x mais potente que o DS em termos práticos para emulação
- Depende de quanto trabalho alguém quer gastar otimizando
- A evolução do emulador (de praticamente não-funcional para jogável em alguns títulos) demonstra o valor da otimização contínua
Espero que esse emulador possa desfrutar cada vez mais de otimizações e tenhamos um novo local para preservar jogos de NDS!
Faça parte do nosso Telegram, acesse o NewsInside Chat para ajuda e suporte:
TELEGRAM NEWSINSIDE!