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Continuando o nosso especial sobre os consoles mais esquecidos e abandonados, chegamos ao volume 2. No episódio anterior, exploramos alguns dos aparelhos mais notáveis que caíram em desuso ao longo dos anos, veja o Volume 1 e Volume 2 para ler sobre outros consoles
• PC-FX
O PC-FX é um console doméstico de 32 bits feito pela NEC e foi lançado apenas no Japão em 23 de dezembro de 1994. Ele é o sucessor do PC Engine, conhecido como TurboGrafx-16 na América do Norte, e foi projetado para ter a forma de um PC em torre e ser atualizado de maneira semelhante. No entanto, o PC-FX não possui um chip gráfico baseado em polígonos 3D, o que o torna menos potente em comparação com seus concorrentes. Além disso, ele é caro e carece de suporte ao desenvolvedor, o que o tornou incapaz de competir efetivamente com seus pares da quinta geração. O PC-FX foi o último console de videogame doméstico da NEC.
Vendas
Apesar de ter sido bem recebido pela crítica, o PC FX teve vendas modestas, com cerca de 400.000 unidades vendidas. Isso foi principalmente devido ao alto preço do console e à falta de títulos de jogo popular. Apesar disso, o PC FX foi um passo importante para a NEC no mercado de jogos e contribuiu para o sucesso futuro de seus produtos de jogos.
Jogos
O PC-FX teve algum sucesso de vendas no Japão, mas não foi amplamente conhecido fora do país. Ele teve alguns jogos famosos:
- Agarest Senki Zero
- Arcus Odyssey
- Arslan Senki
- Bakuretsu Hunter: Mahjong Special
- Brandish 2: The Planet Buster
- Castlevania: Rondo of Blood
- Clock Tower: The First Fear
- Detective Conan: The Great Escape
- Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride
- E.V.O.: Search for Eden
- Farland Story FX
- Fire Pro Wrestling S
- Gokuraku Tombo
- Grandia
- Hyperion
- Kaze no Densetsu Xanadu
- Kishin Douji Zenki: Battle Raiden
- Live A Live
- Lunar: Silver Star Story Complete
- Megami Paradise II
O Fim do PC-FX
Principalmente devido ao alto preço do console e à falta de títulos de jogos populares. Apesar disso, o PC FX foi um passo importante para a NEC no mercado de jogos e contribuiu para o sucesso futuro de seus produtos de jogos.
• Casio Loopy
O console de videogame Casio Loopy foi fabricado pela Casio e vendido exclusivamente no Japão. Lançado em outubro de 1995 ao preço de 25,000¥, ele é o primeiro console voltado exclusivamente para meninas como público-alvo. Possui uma impressora térmica embutida que permite imprimir em cores a tela pausada do jogo em adesivos autocolantes. Além disso, possui um acessório opcional chamado Magical Shop que permite conectar dispositivos para obter imagens e adicionar textos antes de imprimir adesivos. Infelizmente, o Loopy possui apenas um conector para controle ou mouse, limitando qualquer possibilidade de jogo de duas pessoas. Ele utiliza o microprocessador 32 bits RISC SH-1 e possui um controle (gamepad) de tamanho padrão, com um d-pad, 4 botões (A, B, C, D) dispostos em arco, botão Start, e 2 botões de ombro. O predecessor do Loopy foi o PV-1000.
Jogos
- Anime Land
- Bow-wow Puppy Love Story
- Dream Change: Kokin-chan’s Fashion Party
- HARIHARI Seal Paradise
- I Want a Room in Loopy Town!
- Little Romance
- Lupiton’s Wonder Palette
- Chakra-kun’s Charm Paradise
- Caricature Artist
- PC Collection
O Fim do Casio Loopy
No entanto, o console enfrentou a concorrência de outras opções mais populares e acabou sendo descontinuado em 1997. A Casio optou por encerrar a produção do Loopy e se concentrar em outras áreas de negócio.
• Super A’Can
O Super A’Can é um console de videogame doméstico lançado exclusivamente em Taiwan em 1995 pela Funtech/Dunhuang Technology. Ele é baseado no chip Motorola 68000, que também é usado no Sega Genesis e no Neo Geo. Doze jogos foram confirmados para existir para o sistema.
O Super A’Can fracassou porque seus custos iniciais eram muito altos para os clientes. Ele não tinha chance de competir com os consoles de videogame de quinta geração, como o PlayStation, o Nintendo 64 e o Sega Saturn, todos os quais eram mais potentes e ofereciam gráficos em 3D.
Jogos
- African Adventures
- C.U.G.
- Formosa Duel
- Sango Fighter
- The Son of Evil
- Speedy Dragon
- Super Taiwanese Baseball League
- Boom Zoo
- Gambling Lord
- REBEL
- Super Dragon Force
- Magical Pool
O Fim do Super A’Can
O Super A’Can se saiu tão mal que fez sua empresa, a Funtech, perder mais de 6 milhões de dólares. No final, a Funtech destruiu todo o equipamento da produção e desenvolvimento do sistema e vendeu todos os sistemas restantes para os Estados Unidos como peças de sucata.
• Memorex VIS
O Tandy Memorex Video Information System (VIS) é um reproductor de CD-ROM interativo e multimídia produzido pela Tandy Corporation a partir de 1992. Ele é semelhante em função aos sistemas Philips CD-i e Commodore CDTV (principalmente ao CDTV, já que tanto o VIS quanto o CDTV eram adaptações de plataformas e sistemas operacionais de computador existentes para o design de caixa de set-top). Os sistemas VIS foram vendidos apenas na Radio Shack, sob a marca Memorex, ambas pertencentes à Tandy na época.
O Modular Windows é uma versão especial do Microsoft Windows 3.1, projetada para ser executada no Tandy Video Information System. A Microsoft pretendia que o Modular Windows fosse um sistema operacional embutido para vários dispositivos, especialmente aqueles projetados para serem conectados a televisores. No entanto, o VIS é o único produto conhecido que realmente utilizou esta versão do Windows. Alguns relatos afirmam que a Microsoft criou uma nova versão incompatível do Modular Windows (“1.1”) logo após o envio do VIS. Não se sabe de produtos que tenham realmente usado o Modular Windows 1.1.
Vendas
O Memorex VIS vendeu entre 10.000 e 15.000 unidades, com cerca de 70 jogos lançados. Hoje em dia, um jogo simples de pintura do Memorex VIS pode ser encontrado no eBay por cerca de R$ 400, enquanto o console em si é vendido por cerca de R$ 4.795. Quanto menos um console é vendido, mais caro ele se torna no futuro, especialmente se for antigo e raro. Isso faz com que o Memorex VIS se torne um “vinho tecnológico” cada vez mais valioso.
Jogos
O software para o Memorex VIS foi distribuído em formato CD-ROM. Os títulos são embalados em uma caixa de papelão extremamente alta, muito semelhante à versão barata utilizada em algumas versões para o 3DO.
Embora os jogos sejam basicamente programados com uma estrutura do Windows 3.1, não consegui executar nenhum jogo VIS em um IBM 386 SX com esse sistema operacional. Da mesma forma, títulos desenvolvidos especificamente para o Windows não inicializavam no Memorex VIS.
Do ponto de vista de um jogador, Links: The Challenge of Golf é definitivamente o título mais desejável na biblioteca do VIS. Essa porta para PC realmente mostra a capacidade gráfica do VIS sem afogá-lo sem sequências FMV desnecessárias.
- America’s National Parks
- Atlas of United States Presidents
- Better Not Get Wet, Jessie Bear
- Bible Lands, Bible Stories
- December 24th
- Henry and Mudge: Their First Book
- Henry and Mudge: In the Sparkle Days
- Victor Vector Yondo
- Tell-Tale Heart
- Sherlock Holmes Consulting Detective – Volume 2
- Sherlock Holmes Consulting Detective – Volume 1
- Rodney’s Funscreen
Alguns dos outros jogos disponíveis para o VIS incluem Wolfenstein 3D, Myst e Doom.
O Fim do Memorex VIS
O VIS não foi um produto bem-sucedido; de acordo com alguns relatórios, a Radio Shack vendeu apenas 11.000 unidades durante o ciclo de vida do produto. Os funcionários das lojas da Radio Shack brincavam dizendo que o VIS era “Virtually Impossible to Sell” (Virtualmente Impossível de Vender). A Tandy descontinuou o produto no início de 1994 e todas as unidades restantes foram vendidas a um liquidatário.
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