[Arcade] [Guia Atualizado Fightcade 2 – Todos os Jogos de Arcade, SNES, Dreamcast Jogando Online de Forma Fácil

Conheça o Podcast NewsInside, a 13 anos gerando novos episódios todo o mês, gravado ao vivo na Twitch e editado para o Spotify, siga e confira os episódios recentes acima.


Fightcade é uma plataforma de matchmaking para jogos retrô, empacotada com diferentes emuladores para um jogo online perfeito.

O emulador principal é o FightcadeFBNeo, construído usando o moderno FBNeo (0.2.97.44) com uma implementação GGPO personalizada e aprimorada e um núcleo de renderização melhor, tornando-o a melhor implementação de netplay atual para jogos online P2P baseados em rollback. Em termos leigos, isso significa que jogos exigentes em termos de atraso de entrada e capacidade de resposta (como jogos de luta) podem ser jogados pela Internet com muito pouco atraso perceptível

Atualmente o Fightcade 2 consegue fazer online com jogos do FBNeo que emula jogos arcades em geral, Flycast para Dreamcast e Jogos de SNES, o foco são jogos de luta, mas muitos jogos com suporte a 2 ou mais controles no hardware original podem ser jogados, nós mesmos já fizemos vários torneios de KOF 97,98, Street Fighter III 3rd Strike, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, raras exceções de erros, mas sempre convenitente da internet do player.

AVISO IMPORTANTE

O Fightcade2 prioriza e recomenda 200% que você use uma conexão cabeada de internet no PC, em caso de WIFI o seu status na lista de jogadores sempre será ruim e nada pode ser feito, sabemos que tem pessoas que o wifi é a única solução, mas devido a ciência por trás do Fightcade (próximo paragrafo), só vamos obter sucesso na conexão via cabo, a não ser que tu tenha um Wifi 6 com rede mesh.

Os Emuladores do Fightcade 2

Ele consegue rodar os seguintes emuladores:

NomeBaseado emAtivoNetCode
Fightcade FBNeoFinalBurn NeoGGPO
Fightcade FBAFinalBurn AlphaGGPO
Fightcade SNES9XSnes9xGGPO
Flycast DojoFlycastGGPO
NullDCNullDCDelay-based

E o Lag?

GGPO (abreviação de Good Game Peace Out que significa “bom Jogo fique bem” em ingles) é um middleware desenvolvido para ajudar a criar uma experiência online quase sem lag para vários jogos de arcade emulados e jogos de luta. O programa foi criado por Tony Cannon, cofundador do site da comunidade de jogos de luta Shoryuken e da popular Evolution Championship Series .

Antes de sua criação, o criador de GGPO, Tony Cannon, estava completamente insatisfeito com o relançamento de Street Fighter II: Hyper Fighting para Xbox 360 em 2006, depois de experimentar seus mal recebidos recursos online. [2] Como resposta ao seu serviço, Cannon começou o desenvolvimento no GGPO e lançou a primeira versão no final de 2006. Cannon mais tarde demonstrou GGPO para Capcom, e teve resposta positiva. [3]

O cliente GGPO para download suportava muitos jogos da Capcom e SNK, incluindo Super Street Fighter II TurboThe King of Fighters 2002 e Metal Slug X através do uso de um emulador integrado. Empresas de videogame também implementaram uma versão licenciada do GGPO. Os jogos que o usam incluem Skullgirls e Street Fighter III: 3rd Strike Online Edition . [2] [4]

Em 9 de outubro de 2019, Cannon anunciou em sua conta no Twitter que o GGPO agora era de código aberto e disponível sob a licença MIT .

O GGPO usa uma técnica de código de rede chamada “rollback”. Em vez de esperar que a entrada seja recebida de outros jogadores antes de simular o próximo quadro, o GGPO prevê as entradas que eles enviarão e simula o próximo quadro sem demora usando essa suposição. Quando as entradas de outros jogadores chegam, se alguma entrada não corresponder à previsão o estado do jogo reverte para o último estado correto e, em seguida, reproduz as entradas revisadas de todos os jogadores até o quadro atual. A esperança é que as previsões sejam corretas na maioria das vezes, permitindo um jogo suave com mudanças repentinas mínimas no estado do jogo.

O programa cliente pode permitir que os jogadores ajustem manualmente o atraso de entrada nativa em situações de alto ping, criando uma representação possivelmente irregular, porém precisa, ou um jogo mais suave com atraso de entrada.

Fonte: Wikipedia

Como Usar

  • Faça a instalação, faça sua conta quando ele pedir, só é possível abrir criando uma conta, teremos após isso a tela inicial do Fightcade 2:
  • Clique na lupa e procure por um jogo, no caso eu escolhi o ”Street Fighter III 3rd Strike
  • Já deixei o jogo como Favorito, assim ele ficará na barra lateral do Fightcade 2
  • Lembrando que é possível favoritar até 3 jogos, além disso apenas para apoiadores do projeto lá no patreon deles
  • Clique em TEST GAME, no canto superior direito do Fightcade 2
  • ele vai iniciar o emulador FBNeo em modo teste, como estamos sem ROMS, dê OK no erro que aparecer, e vá no menu Input > Map Game Inputs, ou apenas pressione F5 no tecladinho ai.
  • Mapeia da forma que lhe achar mais conveniente, se estiver usando CONTROLE, seja ele qual for, tem de estar com ele conectado ANTES DE ABRIR o Fightcade 2, infelizmente ele não possui detecção autônoma dos controles com o programa e emulador abertos.
  • Com os controles devidamente configurados, vamos aos jogos.

ADENDO OS JOGOS

Como sempre, vale lembrar que o NewsInside NUNCA hospeda jogos, como no PKGi, damos a alternativa de aonde estão sendo baixados, pois no fightcade 2 usaremos um script que baixará seus jogos nos emuladores de forma automatizada, a fonte desses jogos é da Internet Archive, que assim como o NewInside, foca da preservação do retrogame e no futuro dos próximos retrogames

Clicou Baixou!

Um grande script da comunidade do fightcade2, “FC2 JSON Pack” ou apenas “FC2 AD” para os íntimos, baixa diretamente do Internet Archive, nem todos os jogos estão presentes, mas uma grande maioria jpa se encontra.

Vale salientar de que o Internet Archive não é muito rápido no download, então caso tenha uma jogatina marcada, procure baixar antes o jogo desejado.

  • Baixe o Script aqui
  • Como na sessão “como usar” abra o modo TEST GAME
  • No FBNeo abra Misc >> Configure ROM Path’s
  • Não importa AONDE vá instalar o Fightcade2, sempre coloque os arquivos *.JSON dentro da pasta “emulator“, feche o Fightcade 2, abra, desfavoritar o jogo caso tenha favoritado ele, no momento que tu buscar, clicar em entrar no game, ele apresentará a tela de download igual da imagem abaixo
  • Copie o caminho que aparece, no caso EU coloquei organizado na pasta do MEU PC, então abrindo o “Configure ROM Path’s” você já vai achar o caminho certo para a pasta “Fightcade/emulator” no SEU PC, cole todos os arquivos que estão dentro do “fc2roms.zip” para a “emulator”, que fica dentro da pasta “fightcade”, ficando justamente como no print abaixo:

Feito isso, feche o Fightcade 2 e abra-o novamente, entre na sala de jogo, download da rom irá começar, aguarde o download, vá novamente em TEST GAME e o jogo irá iniciar e tenha um ótimo jogo!

Desafios e Desafiantes

Para ser desafiado, sempre fique Online, clicando no nome do seu usuario, no canto inferior esquerdo

Caso você não queira mais receber convites de jogo, fique como “away/ausente”

[Arcade] [Guia Atualizado Fightcade 2 – Todos os Jogos de Arcade, SNES, Dreamcast Jogando Online de Forma Fácil
Rolar para o topo