Podcast NewsInside, siga e ouça mensalmente no Spotify:
O Wii U foi lançado pela Nintendo em 2012 como sucessor do Wii. Com um hardware mais poderoso e um inovador gamepad com tela sensível ao toque, o console foi um sucesso inicialmente, mas acabou perdendo espaço para o PlayStation 4 e o Xbox One. Apesar disso, muitos jogadores ainda possuem o Wii U em casa e gostam de utilizá-lo para jogar seus games favoritos.
Para esses jogadores, o destravamento é uma opção interessante para aproveitar ao máximo as possibilidades do aparelho. E é nesse cenário que surge o Aroma, uma coleção de ferramentas para usar homebrew no Wii U. Com o Aroma, é possível adicionar novos recursos ao console, como rodar homebrews diretamente do menu principal, executar servidores FTP e até mesmo executar jogos de outras regiões.
O Aroma é composto por módulos e plugins modulares, o que significa que novas funcionalidades podem ser adicionadas ou removidas facilmente. A sua versão mais recente é a Beta 12.0, que é compatível com a última versão do firmware (5.5.5/5.5.6), além de oferecer um ponto de entrada gratuito e persistente para o console.
Além disso, o Aroma é fácil de ser configurado e atualizado, bastando copiar os arquivos necessários para o cartão SD do Wii U. O sistema também possui suporte integrado para módulos e o Plugin System do Wii U, tornando o processo de instalação de novos recursos ainda mais simples.
Entre os plugins mais comuns do Aroma estão o homebrew_on_menu_plugin, que permite rodar homebrews diretamente do menu principal do console; o ftpiiu_plugin, que configura um servidor FTP para acessar diretamente os arquivos do Wii U; e o region_free_plugin, que possibilita jogar games de outras regiões.
Faça parte do nosso Discord, acesse o NewsInside FÓRUM NO DISCORD!