[Do Arco Da Velha] Os Consoles Mais Esquecidos E Abandonados – Volume 2

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Bem-vindo ao volume 2 do Arco da Velha, especial onde exploramos os consoles mais esquecidos e abandonados. Certifique-se de estar atualizado com o volume anterior antes de continuar a leitura, veja o Volume 1 para ler sobre outros consoles

• FM Towns Marty

O FM Towns Marty é um console de vídeo game de quinta geração lançado em 1993 pela Fujitsu, exclusivamente para o mercado japonês. É comumente afirmado que é o primeiro sistema de vídeo game doméstico baseado em CD de 32 bits, embora tenha um barramento de dados de 16 bits, assim como o Commodore CDTV e o Sega CD, que possuem processadores Motorola 68000 internamente semelhantes de 16/32 bits, mas com um barramento de dados de 16 bits. O console veio completo com um drive de CD-ROM e drive de disquete embutidos. Ele foi baseado no sistema de computador FM Towns anterior lançado pela Fujitsu em 1989. O Marty era compatível com os jogos mais antigos do FM Towns.

Em 1994, uma nova versão do console chamada FM Towns Marty 2 (エフエムタウンズマーティー2, Efu Emu Taunzu Mātī Tsū) foi lançada. Ela contou com uma carcaça cinza mais escura e um novo preço mais baixo (¥66.000 ou US$670), mas era idêntica à primeira Marty. É amplamente acreditado que o FM Towns Marty 2 teria melhorias semelhantes ao FM Towns 2, que tinha um CPU mais rápido que o primeiro, mas isso não foi o caso. Também foi especulado que o Marty 2 possuía um CPU Intel 486; no entanto, isso também foi descoberto como falso.

Existe também o FM Towns Car Marty (エフエムタウンズカーマーティー, Efu Emu Taunzu Kā Mātī) para instalação em veículos automotores. Ele incluía um sistema de navegação embutido com orientação de áudio e vídeo e também podia ser desconectado do carro e usado em casa. Uma opção de cartão IC para o FM Towns Car Marty permitia que ele usasse o VICS, e foi posteriormente vendido com um monitor de vídeo.

Vendas

Embora tenha sido bem recebido pelos jogadores e críticos, as vendas foram bastante limitadas, com cerca de 45,000 unidades vendidas em dois anos. Isso é bastante menos do que outros consoles da época, como o Sega Genesis, que vendeu cerca de 40 milhões de unidades, ou o Super Nintendo, que vendeu cerca de 50 milhões de unidades. No entanto, o FM Towns Marty ainda é lembrado como um console interessante e inovador, especialmente por sua capacidade de rodar jogos em CD-ROM.

Jogos

O FM Towns Marty teve algum sucesso de vendas no Japão, mas nunca foi amplamente conhecido fora do país. Ele tinha muitos jogos hoje em dia conhecidos e inesquecíveis que foram lançados ou portados para ele:

  1. A-Train
  2. After Burner
  3. Altered Beast
  4. Arkanoid
  5. Bonk’s Adventure
  6. Castlevania: Rondo of Blood
  7. Chrono Trigger
  8. Dangerous Seed
  9. Doom
  10. Dragon Quest III
  11. Earth Defense Force
  12. El Viento
  13. Fantasia
  14. Fire Pro Wrestling
  15. Gradius II
  16. Great Battle Cyber
  17. Herzog Zwei
  18. Kid Dracula
  19. Lemmings
  20. Lords of Thunder

Emulação do FM Towns Marty

Existem vários emuladores disponíveis para o FM Towns Marty, incluindo o MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) e o uoYabause. O MAME é um emulador de hardware que permite rodar jogos de arcades em dispositivos modernos, enquanto o uoYabause é um emulador de console de videogame específico para o FM Towns Marty. Para usar um emulador, você precisará baixar o arquivo de instalação e instalá-lo em seu computador. Em seguida, você poderá usar o emulador para rodar jogos do FM Towns Marty, baixando os arquivos de jogo e carregando-os no emulador.

O Fim do FM Towns Marty

No entanto, o console não conseguiu se estabelecer como uma opção sólida em um mercado altamente competitivo e acabou sendo descontinuado em 1997.


• Pioneer LaserActive

O Pioneer LaserActive é um laserdisc e um console de videogame desenvolvido conjuntamente pela Pioneer, Sega e NEC em 1993 que reproduzia, além de LDs de filmes, CDs de música e jogos especialmente desenvolvidos para o formato. Com a adição de módulos separados, era possível também rodar com perfeição os títulos dos consoles PC Engine/Turbografx 16, Mega Drive/Genesis e Sega CD, com suporte a todos os periféricos, além de um módulo de karaoke e um óculos 3D. O LaserActive também introduziu os formatos Mega LD e LD ROM2, que combinavam jogos digitais com o vídeo analógico do laserdisc, semelhante ao que já se fazia com alguns títulos de MSX.

Jogos

Ele foi compatível com vários jogos Laserdisc e também possuía a capacidade de usar cartuchos de jogos de Sega Genesis e TurboGrafx-16. Alguns dos jogos disponíveis para o LaserActive incluem:

  1. Dragon’s Lair” e “Space Ace” – ambos são jogos de ação em Laserdisc que foram adaptados para o LaserActive.
  2. Galactic Pinball” – um jogo de pinball que foi lançado originalmente para o TurboGrafx-16 e depois adaptado para o LaserActive.
  3. Thunderblade” – um jogo de avião de combate lançado originalmente para o Sega Genesis e adaptado para o LaserActive.
  4. Road Blaster” – um jogo de corrida em Laserdisc que foi adaptado para o LaserActive.
  5. Time Gal” – um jogo de ação em Laserdisc que foi adaptado para o LaserActive.
  6. Vapor Trail” – um jogo de avião de combate lançado originalmente para o TurboGrafx-16 e adaptado para o LaserActive.
  7. Starblade” – um jogo de nave espacial lançado originalmente para o Sega Genesis e adaptado para o LaserActive.
  8. Thunderhawk” – um jogo de avião de combate lançado originalmente para o Sega Genesis e adaptado para o LaserActive.
  9. Sol-Feace” – um jogo de nave espacial lançado originalmente para o TurboGrafx-16 e adaptado para o LaserActive.

Emulação do Pionner LaserActive

Os emuladores para o Pioneer LaserActive incluem:

  • KEGA Fusion
  • MESS

O Fim do Pioneer LaserActive

O Pioneer LaserActive foi descontinuado em 1995 devido ao baixo sucesso de vendas. Ele enfrentou a concorrência de outros consoles de videogame mais populares, como o Super Nintendo Entertainment System e o Sega Genesis, e não conseguiu se estabelecer como uma opção sólida no mercado. Além disso, o LaserActive era um console caro e teve poucos títulos disponíveis, o que dificultou sua popularidade. A Pioneer Corporation optou por encerrar a produção do LaserActive e se concentrar em outras áreas de negócio.


• Pippin

O Pippin foi um console de videogame lançado pela Apple em 1996. Ele foi baseado em uma versão modificada do sistema operacional Macintosh e foi projetado para ser compatível com CDs e DVDs. O Pippin tinha algumas características exclusivas, como a capacidade de se conectar à internet e de reproduzir áudio e vídeo de alta qualidade. Além disso, ele era compatível com um teclado e um mouse, o que permitia que fosse usado para outros propósitos além de jogos.

Vendas

O Apple Pippin foi um console de videogame lançado pela Apple em 1996. O objetivo da Apple era criar um console de jogos A Apple nunca pretendeu lançar o Pippin por conta própria. Em vez disso, destinou a licenciar a tecnologia para terceiros. A Bandai estava de olho no mercado de consoles de videogame, e escolheu o Pippin como sua plataforma. Muito mais tarde, a Katz Media também entrou em produção, planejando usar a plataforma como um PC de baixo custo com conexão à web.

Jogos

O Pippin teve pouco sucesso de vendas e não foi amplamente conhecido. Ele teve alguns jogos famosos, como o jogo de estratégia “Civilization II” e o jogo de plataforma “Super Marathon”, uma lista mais completa com todos os jogos oficiais e não oficiais podem ser vistas aqui por região.

Desbloqueio do Apple Pippin

Existem várias técnicas para substituir a proteção de discos do Pippin, que impede que os usuários criem seus próprios CDs, mas não impede a cópia. A primeira é usar um console com a ROM 1.3 ou com a ROM beta, que não verificam os discos. A segunda é o CD de jailbreak KickStart, que permite iniciar um título sem proteção em um Pippin com ROM 1.0 ou 1.2. A última opção é o dongle de desenvolvimento ADB MicroGuard Plus, oferecido aos desenvolvedores nos anos 90. Este dongle possui um design clássico, mas provavelmente contém um identificador preciso. Para conectar o dongle ao Pippin, é preciso um adaptador P-ADB para ADB (fêmea) e ele pode ser conectado na segunda porta do console ou na porta principal. Uma opção mais simples é conectar um controlador ADB diretamente ao dongle, evitando o uso de cabos adicionais.

Emuladores do Pippin

Alguns emuladores de Pippin podem ser encontrados na internet, alguns exemplos de emuladores de Pippin incluem o Basilisk II e o SheepShaver. No entanto, esses emuladores podem ser difíceis de configurar e podem exigir ”hardware específico” para funcionar corretamente.

O Fim do Pippin

Até o momento em que o Apple Bandai Pippin foi lançado (1995 no Japão, 1996 nos Estados Unidos), o mercado era dominado pela Sega Saturn, PlayStation e Nintendo 64. Além disso, poucos jogos foram lançados para a plataforma do Pippin, e a única editora importante de jogos foi a Bandai. O Pippin custou US$599 no lançamento nos Estados Unidos.

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