Arcade Taiwanês e a Sega pós Dreamcast *atualizado*

Estou há algum tempo adiando este artigo. O primeiro chegou até a ser referência no grupo do Facebook (do Velberan) e no do Fliperama de Bar que é nosso parceiro. Com a ajuda do senhor dos arcades, Nipoman, vai ser possível trazer um Inside de novos arcades totalmente desconhecidos fora do oriente – ao menos para a maioria das pessoas.

Quero deixar aqui um destaque para esta placa: a IGS PolyGame Master.

Indo na contramão das demais placas do gênero e com muitos jogos, ela foi criada em 1997 pela empresa Taiwanesa IGS, exclusivamente para sistemas de arcade. A PGM foi feita para competir diretamente com a SNK, NEO GEO MVS (apenas em Taiwan) e teve um grande sucesso, gerando duas novas placas: A PGM 2 em 2007 e a PGM 3 em 2012. Mais tarde, alguns jogos foram lançados pela empresa CAVE e vieram todas em uma única placa dedicada utilizando uma BIOS programada pela mesma empresa.

 

IGS PolyGame Master

 

Hardware:

 

  • Especificações Tecnicas da PGM: Processador: Motorola 68000 com 20MHz de frequência.
  • Chip de Som: Zilog Z80, com frequência de 8.468 MHz
  • Chip de DRM: ARM7 ASIC com código interno, rodando à 20 MHz
  • Característica da Placa: 1 scroll 8 × 8 tiles, scroll tilemap de 4bpp, 32 × 32 tiles de 5bpp, scroll tilemap com linescroll, tamanho arbitrário de sprites 5bpp, zoom e recursos de compressão.

 

Lista de Jogos PGM:

 

Title AKA title Chinese title(s) Japanese title Release year Notes
Dragon World II China Dragon II Zhōngguó Lóng II Chūgoku Ryū II 1997 Game licensed by Alta.
Oriental Legend Xīyóu Shì È Zhuàn 1997
Dragon World 3 China Dragon 3 Zhōngguó Lóng 3 Chūgoku Ryū 3 1998
Dragon World 3 EX China Dragon 3 EX Zhōngguó Lóng 3 EX Chūgoku Ryū 3 EX 1998
Oriental Legend Special Xīyóu Shì È Zhuàn Super 1998
The Killing Blade Ào Jiàn Kuáng Dāo Gōken Kyōtō 1998
Knights of Valour Sānguó Zhàn Jì Sangoku Senki 1999
Knights of Valour Plus Knights of Valour in Three Kingdoms Sānguó Zhàn Jì Zhèngzōng Plus Sangoku Senki Purasu 1999
Knights of Valour Superheroes Sānguó Zhàn Jì – Fēngyún Zàiqǐ Sangoku Senki Sūpāhīrō 1999
Photo Y2K Real and Fake 1999
Puzzle Star Móhuàn Xīngzuò 1999
Puzzli 2 1999
Dragon World 3 Special China Dragon 3 Special Chūgoku Ryū 3 Supesharu 2000
Knights of Valour 2 Sānguó Zhàn Jì 2 Sangoku Senki 2 2000
DoDonPachi II Nù Shǒulǐng Fēng II – Fēng Bào 2001
Dragon World 2001 China Dragon 4 Zhōngguó Lóng 2001 Chūgoku Ryū 2001 2001 Game licensed by Alta.
Dragon World: Pretty Chance China Dragon: Pretty Chance Chūgoku Ryū: Puriti Chansu 2001 Game licensed by Alta.
Knights of Valour 2 Plus: Nine Dragons Sānguó Zhàn Jì 2 – Qúnxióng Zhēngbà Sangoku Senki: Bushou Souha 2001
Martial Masters 1) Xíng Yì Quán
2) Shin Li Chen
2001 Game licensed by Andamiro.
Photo Y2K 2 Real and Fake 2 2001
Puzzli 2 Super 2001
Demon Front Móyù Zhànxiàn 2002
DoDonPachi DaiOuJou 2002 Game developed and published by CAVE.
DoDonPachi DaiOuJou Black Label 2002 Game developed and published by CAVE.
Espgaluda 2003 Game developed and published by CAVE.
Ketsui: Kizuna Jigoku Tachi 2003 Game developed and published by CAVE.
The Gladiator The Road of Sword Dòuhuàn Kuáng 2003 Game licensed by Alta.
Happy 6-in-1 2004
Knights of Valour Superheroes Plus Luànshì Xiāoxióng Sangoku Senki Sūpāhīrō Purasu 2004
Oriental Legend Special Plus Xīyóu Shì È Zhuàn Super Plus 2004
Shiny 3-in-1 Flash 3-in-1 2004
Spectral vs. Generation S.V.G. 2005 Game co-developed with Idea Factory.
The Killing Blade Plus Ào Jiàn Kuáng Dāo Jiāqiáng Bǎn Gōken Kyōtō Purasu 2005

 

 

IGS PolyGame Master 2

 

Hardware:

 

  • Processador: IGS036 (Cada jogo pode alterar a potência do chip)
  • Chip Gráfico: IGS037
  • Chip de Som: Yamaha YMZ774-S
  • Chip de DRM: R5F21256SN (MCU extra para proteção e comunicação com a placa IC)
  • Tipo de mídia: ROM

 

Lista de Jogos PGM2:

 

Title AKA title Chinese title Japanese title Release year Notes
Oriental Legend 2 Xīyóu Shì È Zhuàn 2 2007
Knights of Valour 2: New Legend Sānguó Zhàn Jì 2 – Héngsǎo Qiān Jūn Sangoku Senki 2: New Legend 2008
Jigsaw World Arena 2009 Game developed by Idea Factory[1] under license by Nippon Ichi Software.
The King of Fighters ’98 Ultimate Match Hero 2009 Game developed by New Channel in co-operation with SNK Playmore.
DoDonPachi DaiOuJou Tamashi 2010 Game developed by CAVE and published by IGS.
Puzzle of Ocha Ochainu No Pazuru 2010 Game developed by Compile Heart.
Knights of Valour 3 Sānguó Zhàn Jì 3 Sangoku Senki 3 2011

 

IGS PolyGame Master 3

 

Hardware:

  • Processador: Processador Dual Core Intel Atom
  • Chipset: Intel D525 + ICH8M
  • RAM: 2GB
  • Tipo de mídia: Cartão SD (Até 1GB)

 

Lista de Jogos para PGM3:

 

Title AKA title Chinese title Japanese title Release year Notes
Knights of Valour 3 HD Sānguó Zhàn Jì 3 HD Sangoku Senki 3 HD 2012

 

Emulação:

 

A placa PGM pode ter seus jogos emulados com o Final Burn Alpha (FBA) ou com o Nebula para todos os 3 sistemas PGM, confira abaixo como são estas placas.

 

PGM:

PGM 2:

PGM 3:

Sega Chihiro

 

Se no primeiro especial de arcades eu disse que a Naomi é uma espécie de Dreamcast 2, a Sega Chiro é um Dremcast 3 com fragmentos do Xbox original.

Afinal de contas, que coisa bizarra é esta? A Chihiro é uma placa da Sega com arquitetura do Xbox, simples assim. Podemos até considerar como a maior participação até hoje da Microsoft dentro do mercado japonês.

É uma placa bem poderosa para uma placa de 15 anos atrás – ano de 2003 – e o seu hardware é:

  • CPU: Intel Pentium III 733 MHz (133 MHz FSB)
  • Gráficos: Nvidia XChip 200MHz (baseado na Nvidia GeForce 3)
  • RAM: Módulo atualizável, de 128MB para cima
  • Polígonos: 125 Milhões de polígonos por segundo

 

Para se ter uma ideia da renderização dos polígonos de jogos para a GPU da Chihiro, o Xbox original fazia 10 milhões de polígonos por segundo (com um pico teórico de 125 milhões). Já a chihiro trabalha sempre a 125 milhões de polígonos. Alguns jogos foram até convertidos do Dreamcast para Chihiro. Vamos à lista deles:

 

Jogos de Chihiro

 

  • Crazy Taxi: High Roller(2003)
  • Ghost Squad(2004)
  • Mobile Suit Gundam 0079(2006)
  • Ollie King(2004)
  • OutRun 2(2003)
  • OutRun 2 SP(2004)
  • The House of the Dead III(2003)
  • Virtua Cop 3(2003)
  • Wangan Midnight: Maxi Boost / Wangan Midnight : Maximum Tune(2005)
  • Wangan Midnight: Maxi Boost 2 / Wangan Midnight : Maximum Tune 2(2005)
  • Wangan Midnight: Maxi Boost 2 Ver.B / Wangan Midnight : Maximum Tune 2 Ver.B(2005)

 

Jogos do Terminal Satélite Chihiro

 

  • MJ2(2003)
  • MJ3(2005)
  • MJ3 Evo(2007)
  • Mobile Suit Gundam 0079 Card Builder(2005)
  • Mobile Suit Gundam 0083 Card Builder(2007)
  • Quest of D(2004) (uses CD-ROM instead of GD-ROM)
  • Quest of D: Gofu no Keisyousya(2005)
  • Quest of D: Oukoku no Syugosya(2006)
  • Quest of D: The Battle Kingdom(2007)
  • Sangokushi Taisen(2005) (usa DVD-ROM em vez de GD-ROM)
  • Sangokushi Taisen 2(2006) (usa DVD-ROM em vez de GD-ROM)
  • Sangokushi Taisen 3(2008) (usa DVD-ROM em vez de GD-ROM)
  • Sega Golf Club Network Pro Tour(2004)
  • Sega Golf Club Version 2006: Next Tours(2006)

 

Em minha humilde opinião, esta placa é a mais “Frankenstein” até o momento. Não possuem jogos significativos que sejam dignos de receber alguma atenção, sendo seus maiores destaques apenas:

  • Crazy Taxi: High Roller
  • Outrun 2
  • The House of the Dead III

Imagens da Sega Chihiro:

 

Sua emulação ainda está em estágio de desenvolvimento e pode ser usado via MAME.

 

Triforce

 

A placa Triforce é fruto do trabalho conjunto de 3 empresas japonesas que fizeram uma ótima maquina de árcade. Trata-se da Nintendo, Namco e Sega, sendo que esta placa possui grandes jogos de renome. Seu lançamento foi dado em 2002 com arquitetura baseada no Game Cube e o mais curioso é que temos um “Mario Kart” exclusivo para este sistema.

Hardware:

 

  • CPU: IBM Power PC “Gekko”
  • DSP de Som: Macronix Customizado de 16bit DSP @ 81MHz
  • RAM principal: Memória principal 48 MB MoSys 1T-SRAM, aproximadamente 10ns de latência sustentável.
  • RAM: tipo 1: 512MB
  • RAM: tipo 3: 512 / 1GB
  • Motor Gráfico: “Flipper” (ATI / Nintendo customizado)
  • Cor: 24 bits de cores, Z-buffer de 24 bits.
  • Recursos de Hardware: Fog (Nevoeiro), Anti-aliasing de Subpixel, 8 luzes de hardware, Alpha Blending, Virtual Texture Design, Multi-textura, Mapping / Bump / Environment Mapping, MIPMAP, Filtragem Bilinear / Trilinear / Anisotrópica, Descompressão de Textura em Tempo Real (S3TC), Filtro HW 3-line Deflickering (3 linhas de deflexão).

 

Existem 3 tipos de arcade Triforce:

  • Tipo 1 (caixa de metal retangular antiga sem placa DIMM integrada)
    • Esta unidade é usada para jogos anteriores baseados em GD-ROM. Não é possível usar a placa de mídia do tipo NAND com este modelo. Não é compatível com jogos do tipo 3.

 

  • Tipo 3 (versão de caixa de metal quadrada mais nova com controlador GDROM embutido)
    • Esta unidade é usada para jogos posteriores baseados em GD-ROM. É possível usar a placa de mídia do tipo NAND com este modelo. Não é compatível com jogos do tipo 1.

 

  • Tipo NAND
    • Esta unidade tem, por padrão, uma placa de mídia NAND ROM. Ela é utilizada para Mario Kart Arcade GP 1 e 2, F-Zero AX Monster Ride e Donkey Kong Jungle Fever.

Jogos:

 

Title Developer Media Key Chip Type 1 Type 3 NAND
Donkey Kong Jungle Fever Capcom / Nintendo, 2005 NAND ROM Cart
F-Zero AX Sega / Nintendo, 2003 GDROM GDT0004
F-Zero AX Monster Ride Sega / Nintendo, 2004 NAND ROM Cart
Firmware Update Sega GDROM GDT0011
Gekitou Pro Yakyuu Sega, 2003 GDROM GDT0008C 3170371JPN
Mario Kart Arcade GP Namco / Nintendo, 2005 NAND ROM Cart 3175109COM
Mario Kart Arcade GP 2 Namco / Nintendo, 2007 NAND ROM Cart
The Key Of Avalon : The Wizard Master (server) Sega, 2003 GDROM GDT0005A/C/F/G
The Key Of Avalon : The Wizard Master (client) Sega, 2003 GDROM GDT0006A/C/F
The Key Of Avalon Ver 1.3 (server) Sega, 2004 GDROM GDT0009C
The Key Of Avalon Ver 1.3 (client) Sega, 2004 GDROM GDT0010C
The Key Of Avalon 2 (server) Sega, 2005 GDROM
The Key Of Avalon 2 (client) Sega, 2005 GDROM GDT0017B
Virtua Striker 2002 (Japan) Sega, 2002 GDROM GDT0001 3170337JPN
Virtua Striker 2002 (Export) Sega, 2002 GDROM GDT0002 3170337EXP
Virtua Striker 2002 (Type 3) Sega, 2002 GDROM
Virtua Striker 4 (Japan) Sega, 2005 GDROM GDT0013E 3170391JPN
Virtua Striker 4 (Export) Sega, 2005 GDROM GDT0015 3170393EXP
Virtua Striker 4 Ver.2006 (Japan) Sega, 2006 GDROM GDT0020D
Virtua Striker 4 Ver.2006 (Export) Sega, 2006 GDROM GDT0021

 

Imagens da triforce:

 

 

A triforce é facilmente emulada com o Dolphin.

 

Sega Lindbergh

 

Mais uma placa da Sega é a Lindbergh, que continuando a parceria com a Microsoft, ela é era pensada para ser baseada no hardware do Xbox 360, mas no final acaba de tornando um PC comum (por questões de custo). Sucessora da Naomi 2, poderíamos adota-la como um Dreamcast 3 de certa forma.

De todas as placas de árcade da Sega, a Lindbergh foi uma reviravolta no mercado de árcades desta empresa, também sendo mais fácil de portar os jogos dela para o PS3 do que para Xbox 360, já que o chip gráfico do PS3, além de ter sido lançado em 2005, é similar ao chip gráfico da Lindbergh.

 

Jogos para Lindbergh Yellow:

 

(Yellow não precisava instalações para os grandes jogos da Sega e considerado o hardware base)

  • After Burner Climax(2006)
  • Ami-Gyo(2005)
  • The House of the Dead 4(2005)
  • The House of the Dead 4 Special(2006)
  • Hummer(2009)
  • Initial D Arcade Stage 5(2009)
  • Initial D Arcade Stage 4(2007)
  • Let’s Go Jungle(2006)
  • Let’s Go Jungle Special(2007)
  • Outrun 2 SP SDX(2006)
  • Psy-Phi(2006) (unreleased)
  • R Tuned: Ultimate Street Racing(2008)
  • Sega Race TV(2007)
  • Sega Networks Club(2007)
  • Sega Networks Club Ver 2.0(2008)
  • Sega Networks Club Ver 3.0(2009)
  • Virtua Fighter 5(2006)
  • Virtua Fighter 5 R(2008)
  • Virtua Tennis 3(2006)

 

Hardware:

 

  • CPU: Intel Pentium 4 3.0G HT (FSB a 800Mhz – Cache L2 de 1 MB)
  • GFX: GPU NVIDIA GeForce Série 6
  • Memória GFX: 256MB (GDDR3 de 256 bits)
  • SO: Montvista Linux
  • Capacidades GFX: Vertex Shader 3.0, Pixel Shader 3.0
  • Áudio: chip de sintetizador de áudio 3D integrado, é possível ter 64 sons tocando simultaneamente, saída surround 5.1.
  • Saída de vídeo: Um D-Sub analógico, duas saídas DVI digitais.
  • Display: suporte de monitor único ou duplo. Pode produzir a mesma imagem para cada monitor ou imagens diferentes em cada monitor, a resolução para cada um dos dois monitores também pode ser diferente.
  • Saída de som: As duas caixas acústicas frontais possuem conectores RCA. SPDIF para surround total.
  • Resolução: HDTV (alta definição)
  • RAM: 1024 MB de 184 pinos DDR SD-RAM PC3200 (2 pentes de 512 MB DDR 400)
  • LAN: Rede Gigabit T-Base 10/100/1000
  • Outros: Suporte a unidades de DVD, USB 2.0 (x4) – Suporte on-line do ALLAQ da Sega.
  • Formato do conector: JVS
  • Proteção: Um micro controlador PIC, parecido com o usado no NAOMI / Triforce / Chihiro, mas contendo informações consideravelmente diferentes, bloqueando tanto o disco rígido quanto os Compact Flash Cards.

Lindbergh Red

(Considerado o hardware mais fraco da Lindbergh, para jogos menos conhecidos)

Jogos:

  • 2 Spicy(2007)
  • Ai Sareruyori Ai Shitai: The House of the Dead EX(2008)
  • Club Majesty Extend(2007)
  • Club Majesty Formal(2007)
  • The House of the Dead EX(2008)
  • MJ4(2007)
  • Network Taisen Quiz Answer X Answer(2007)
  • Network Taisen Quiz Answer X Answer 1.1(2007)
  • Network Taisen Quiz Answer X Answer DX(2008)
  • Network Taisen Quiz Answer X Answer Premium(2008)
  • Primeval Hunt(2008)

 

Hardware:

  • CPU: Intel Celeron 2.8ghz
  • GFX: NVIDIA GeForce 7600gs 256mb AGP
  • Memória GFX: 512 MB (GDDR3 de 256 bits)
  • SO: Montavista Linux
  • Recursos do GFX: Vertex Shader 3.0, Pixel Shader 3.0
  • Áudio: Chip de sintetizador de áudio 3D integrado, é possível ter 64 sons tocando simultaneamente; saída surround 5.1.
  • Saída de vídeo: Uma D-Sub analógica, duas saídas DVI digitais.
  • Display: Suporte de monitor único ou duplo. Pode produzir a mesma imagem para cada monitor ou imagens diferentes em cada monitor, a resolução para cada um dos dois monitores também pode ser diferente.
  • Saída de som: As duas caixas acústicas frontais possuem conectores RCA, SPDIF para surround total.
  • Resolução: HDTV (alta definição)
  • RAM: 1024 MB de 184 pinos DDR SD-RAM PC3200 (2 pentes de 512 MB DDR 400)
  • LAN: Rede Gigabit TBase 10/100/1000
  • Outros: Suporte a unidades de DVD, USB2.0 (x4) – Suporte on-line do ALLAQ da Sega.
  • Formato do Conector: JVS
  • Proteção: micro controlador PIC

Lindbergh Red X

 

É idêntica a Red, porém contando com mais vRAM.

  • CPU: Intel Celeron 2.8ghz
  • GFX: NVIDIA GeForce 7600gs 256mb AGP
  • Memória GFX: 1 GB (256 bits GDDR3)
  • SO: Montavista Linux
  • Recursos do GFX: Vertex Shader 3.0, Pixel Shader 3.0
  • Áudio: Placa de som PCI – chip de sintetizador de áudio 3D integrado, é possível ter 64 sons tocando simultaneamente, saída surround 5.1.
  • Saída de vídeo: Uma D-Sub analógica, duas saídas DVI digitais.
  • Display: Suporte de monitor único ou duplo. Pode produzir a mesma imagem para cada monitor ou imagens diferentes em cada monitor, a resolução para cada um dos dois monitores também pode ser diferente.
  • Saída de som: As duas caixas acústicas frontais possuem conectores RCA, SPDIF para surround total.
  • Resolução: HDTV (alta definição)
  • RAM: 1024 MB de 184 pinos DDR SD-RAM PC3200 (2 pentes de 512 MB DDR 400)
  • LAN: Rede Gigabit T-Base 10/100/1000
  • Outros: Suporte a unidades de DVD, USB2.0 (x4) – Suporte on-line do ALLAQ da Sega.
  • Formato do conector: JVS (placa de base diferente dos outros)
  • Proteção: micro controlador PIC

Lindbergh Blue

 

Idêntica a Red, mas utiliza o sistema Windows invés de Linux

 

Jogos:

 

  • Derby Owners Club 2008: Feel the Rush‏‎(2008)
  • Derby Owners Club 2009: Ride for the Live(2008)
  • World Club Champion Football: Intercontinental Clubs 2006-2007(2007)
  • World Club Champion Football: Intercontinental Clubs 2007-2008(2008)
  • World Club Champion Football: Intercontinental Clubs 2008-2009(2009)
  • World Club Champion Football: Intercontinental Clubs 2009-2010(2010)

 

Hardware:

 

  • CPU: Intel Pentium 4 3.0G HT (FSB a 800Mhz – Cache L2 de 1 MB)
  • GFX: GPU NVIDIA GeForce Série 6
  • Memória GFX: 256 MB (GDDR3 de 256 bits)
  • OS: Windows Embedded no cartão CF adicional
  • Recursos do GFX: Vertex Shader 3.0, Pixel Shader 3.0
  • Áudio: placa de som PCI – chip de sintetizador de áudio 3D integrado, pode ter 64 sons tocando simultaneamente, saída surround 5.1.
  • Saída de vídeo: Uma D-Sub analógica, duas saídas DVI digitais.
  • Display: suporte de monitor único ou duplo. Pode produzir a mesma imagem para cada monitor ou imagens diferentes em cada monitor, a resolução para cada um dos dois monitores também pode ser diferente.
  • Saída de som: As duas caixas acústicas frontais possuem conectores RCA, SPDIF para surround total.
  • Resolução: HDTV (alta definição)
  • RAM: 1024 MB de 184 pinos DDR SD-RAM PC3200 (2 pentes de 512 MB DDR 400)
  • LAN: Rede Gigabit T-Base 10/100/1000
  • Outros: Suporte a unidades de DVD, USB2.0 (x4) – Suporte on-line do ALLAQ da Sega.
  • Formato do Conector: JVS
  • Proteção: micro controlador PIC

Lindbergh Silver

 

A Lindbergh Silver é uma opção de terminal satélite, é rara de se ter e não foi produzida em larga escala, ela nunca foi vendida, era enviada como empréstimo aos donos de arcade no Japão e no final teriam que devolvê-la.

A Lindbergh Silver veio com um IC card dentro da sua placa. Este IC card continham informações que identificava o usuário atual dela, uma forma da Sega dividir os lucros da máquina com o dono do arcade, uma grande jogada aliás, que ao invés do dono do local ter que colocar preço na ficha / créditos para a máquina, ele já sabia o quanto ganharia ali a cada nova jogada feita.

 

Lista de jogos:

 

  • Virtua Fighter 5: Final Showdown(2010)

Desta vez podemos ver que a Sega é uma grande fabricante de árcades no Japão. Ela pode não mais produzir consoles, mas ganha rios de dinheiro construindo placas para arcades de nova geração constantemente.

 

Arcade Taiwanês e a Sega pós Dreamcast *atualizado*
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