Um cara do fórum Assembler Games (sempre eles, representando), insatisfeito com as soluções atuais de modchips para o PSX (que normalmente usam PICs, dispositivos relativamente complexos de se programar), resolveu criar uma nova solução simples e limpa para execução de backups e importados no PSX.
Nasce assim então o PsNee, um modchip simples que utiliza um ATTiny45 como seu core principal e é programado em utilizando “Arduino C”, com código todo comentado.
O código é excelente para se aprender sobre Arduino e a proteção do PSX em questão. Apesar de simples, o modchip é funcional e ainda pode ser programado facilmente via USB (no caso, utilizando uma placa host como um Arduino mesmo) ou via AVRDude se você tiver as manhas. Além disso, todo o tópico do release do PsNee é uma leitura recomendadíssima (como todos os tópicos técnicos do Assembler Games) para quem tem curiosidade em saber mais sobre o funcionamento de modificações no Playstation 1, seja qual for o modelo.
No mais, para quem se interessou o PsNee pode ser baixado nesse link.