Quando fiquei sabendo do GP2X pela primeira vez pensei: "Deus do céu, esse negócio vai ser o ó", considerando sua capacidade emuladorística e pelo fato dele ser completamente voltado ao movimento Open Source.
Porém quando ele foi lançado algumas pessoas reclamaram da carência de bibliotecas de programação e de alguns pequenos problemas de arquitetura, que impediam que o handheld funcionasse de forma plena. Pouco tempo depois percebi que pela parte da GPH o handheld seria COMPLETAMENTE suportado pela cena, já que eles por si próprios nunca desenvolveram um jogo oficial para o handheld nem mesmo fizeram um marketing do dispositivo fora dos sites de nicho.
Foi a partir desse ponto que percebi que o GP2X não ia ser o handheld que pensei que fosse. Apesar dele possuir programas de excepcional qualidade, como os seus emuladores e ótimos jogos homebrew, ele é um grande devorador de baterias e possui sérios problemas de desenvolvimento, como um direcional um pouco ruim e uma tela não tão propícia a imagens em constante movimento.
Mesmo assim, a GPH anunciou que faria o XGP, um portátil poderoso que seria feito para competir com os grandes como PSP e Nintendo DS. Para a sorte deles, seu lançamento nunca aconteceu.
Por fim veio o GP2X-F200, o segundo modelo do dispositivo, agora com um direcional melhorado e com tela de toque. Se tiver vendido 10 unidades fora do fórum de suporte oficial da comunidade, foi muito.
Pois bem, admitindo sua derrota (ou inexperiência como vejo), a GPH —anunciou que iria parar de produzir o GP2X—. Porém agora, me deparei com a notícia de que uma suposta foto de um GP3X teria sido revelada, e por ninguém menos que zodttd, um grande desenvolvedor de programas homebrew:
Eu olhei a foto e fiquei me perguntando: Aonde estariam os botões dessa joça?
Enfim, a não ser que o GP3X rode Metal Gear 4, eu acho que a GPH deveria abandonar a ideia e entrar em um mercado mais lucrativo como os de flashcards para Nintendo DS, já que o mercado de "empresa que lança um modelo de produto atrás do outro que apesar de novos não melhoram porcaria nenhuma" já é da Apple.
Olha, eu não sei se é toda a equipe que desenvolveu o GP2X que está por trás desse projeto, mas o que to sabendo é sobre isso:
http://www.openpandora.org/
Muito mais interessante!
Nesse site aqui tem alguns links:
http://www.microvintage.net/2008/01/01/pandora-prototype-game-emulation-console/
E a descrição é essa:
“Pandora is an upcoming hand-held gaming system that is scheduled for release sometime in 2008. The Pandora will be open source with firmware based on linux, just as its predecessor the GP2X.”
“empresa que lança um modelo de produto atrás do outro que apesar de novos não melhoram porcaria nenhuma” já é da Apple.
hehehe, exatamente assim, apesar de ser usuário de mac, tenho que confessar que é realmente assim.
desculpe o comentário.
Ainda bem que tive um mac user que concordou comigo!! Eu sou suspeito pra falar também pois tenho um iPod e um iPhone, mas infelizmente É assim ;/
John, The Pirate, só para constar, eu nao bloqueei nenhum dos seus comentários não OK? É que modero TODOS os comentários com links para evitar spam desenfreado, dai como seu comment tinha o link pro site do openpandora caiu na moderação primeiro ;)