PICODRIVE – Emulador Mega Drive (Genesis) e Sega CD
Sobre o emulador: O PICODRIVE tem capacidade de emular com qualidade excepcional os jogos do Mega Drive (Genesis) e também jogos do sistema Sega CD.
Possui interface amigável, é totalmente configurável, permite save states, loads extremamente rápidos até mesmo para os jogos mais complexos do sistema.
1 – Instalação do emulador:
a) Baixe o emulador através do link:
http://pspslimhacks.com/psp-emulators/s ... -emulator/
Aqui, contém um Front End para o Pico Drive (EBOOT) ... Edição de minha própria autoria...
http://www.4shared.com/file/129544296/5 ... boot_.html
Para usar basta extrarir o arquivo *.rar e copiar o EBOOT na pasta onde fica o Emulador (ou seja, troca o EBOOT original por este)
Neste pacote contém:
- Emulador na pasta
“PicoDrive”
- ferramenta para conversão de mp3 na pasta
“bin_to_cso_mp3” que é utilizada para extração de musicas de jogos em CD-Rom (utilizado para quem possui o CD original do jogo)
b) Copiem a pasta “PicoDrive” do emulador na pasta GAME do seu PSP.
- Criem uma pasta chamada “Roms” e coloquem na raiz do emulador.
PSP\GAME\PicoDrive\Roms
c) Instalação adicional para Sega CD (caso não tiver intenção em usar o Sega CD pulem esta etapa).
- Criem uma pasta chamda “CD-Roms” e coloquem na raiz do emulador ou dentro da pasta Roms.
PSP\GAME\PicoDrive\CD-Roms
Ou: PSP\GAME\PicoDrive\Roms\CD-Roms
- Bios: Importante: Para este ponto é fundamental colocar “Bios” para que os jogos em CD-Rom funcionem corretamente, na raiz do emulador.
PSP\GAME\PicoDrive
- us_scd1_9210.zip (bios)
- us_scd2_9306.zip
- jp_mcd1_9112.zip
2 – Colocando Roms para jogar:
Mega Drive: Basta colocar as Roms desejadas dentro da pasta Roms que você criou.
As roms poderão estar em formatos diferentes (exemplos):
Nome_do_jogo1.smd
Nome_do_jogo2.bin
Nome_do_jog3.gen
Ambas extensões geram o mesmo resultado na emulação.
Sega CD: Neste ponto tem uma pequena diferença. Você deverá colocar os jogos conforme o modelo a seguir:
Exemplo, jogo Sonic CD:
PSP\GAME\PicoDrive\Roms\CD-Roms\Sonic CD <<<< Referente ao diretório do jogo
Dentro do diretório estará toda a estrutura de arquivos do jogo
SonicCD.iso data track
SonicCD_02.mp3 audio track 1 (CD track 2)
SonicCD_03.mp3
.
.
.

Nota: Lembre-se que para cada jogo em CD-Rom, deverá ter seu diretório especifico.
3 – Configurações iniciais (sugestões)
Antes de já sair jogando, recomenda-se fazer pequenos ajustes. Estes ajustes podem ser feitos para o emulador como um todo, ou fazer para cada jogo especifico (veja logo a seguir).
Funções básicas do menu:
Botão “O”: confirma ações a serem executadas / tecla de avanço das opções
Botão “X”: retrocede
Botão “Select”: utilizado quando estiver rodando um jogo, para ativar o menu de opções.
Direcional: movimenta o cursor.
Seguem as funções das configurações:
3.1) Entre em “Change Options”
Renderer: accurate (padrão) / Fast ... Server para fazer um ajuste rápido na velocidade do jogo em si. A grande maioria dos jogos funciona como padrão “accurate”, caso algum jogo apresentar baixa qualidade, mude esta função para “fast accurate”.
Show FPS: OFF (padrão) / ON... Mostra o framerate do jogo na tela
Frameskip: Auto... Permite ajustar a velocidade do jogo (praticamente não precisa mexer, exceto perceber falha na emulação)
Enable sound: ON (padrão) / OFF... Liga ou desliga o som do jogo
Sound Quality: 22050Hz (padrão) / outras opções... Permite ajustar a qualidade do som do emulador. (sugestão, mantenha a opção padrão).
Region: Auto: US EU JP (padrão)... Função para habilitar qual região pertence o jogo. Recomenda-se deixar no padrão. Pois caso selecionar somente uma função (exemplo US) e o jogo em si estiver na versão EU, o mesmo não irá rodar. Portanto, na opção padrão o jogo é reconhecido automaticamente independente da região.
Use SRAM / BRAM savestates: ON (padrão) / OFF... Permite salvar os jogos
Save slot: 0 (padrão)... Faz com que um determinado jogo seja salvo em um cartão virtual (semelhante a jogos do PSP). Não se preocupem em colocar outro, uma vez que cada jogo cria seu próprio save / load na execução inclusive é possível carregar vários saves por jogos.
CPU / bus clock : 333 / 166MHz (padrão)... Permite fazer overclock ou downclock. Recomenda-se o padrão, e somente altere caso perceber que algum jogo esteja em desacordo com sua preferência (algo muitíssimo raro, uma vez que todos jogos que testei não foi necessário alterações).
Display options: Permite fazer ajustes de como os jogos se portam na tela:
Sugestão importante: utilizem uma das configurações a seguir:
Set to fullscreen: Tela cheia (melhor opção, padrão do PSP widescren)
Set to 4:3 scaled: formato 4:3 (padrão de TVs antigas)
Set to unscaled centered: formato mais simples.
Demais opções de ajustes de imagens (obs: Estas funções praticamente não há necessidade de alterações, caso fizer alterações, às funções anteriores serão perdidas, prevalecendo a que escolher, logo faça caso realmente achar necessário):
Scale factor: Permite aumentar ou diminuir a escala do jogo apresentada.
Hor. Scale (for low res. games): Idem a anterior
Hor. Scale (for hi res. games): Idem a anterior
Bilinear filtering: ON (padrão) ... caso alterar para OFF, o(s) jogo(s) perde o filtro.
Black level: 0 (padrão) ... permite ajustar a luz de fundo (sugestão, mantenha padrão 0)
Wait for vsync (slow): never (padrão)… altera o modo de sincronia na execução do jogo. Praticamente não precisa mexer.
Após finalizar as configurações do Display, selecionem
“done”
Sega / Mega CD options (para quem utilizar jogos em CD-Rom, caso contrário, ignorem este passo).
Permite ajustar as configurações de jogos em CD-Roms (praticamente não precisa mexer):
Informações apresentadas:
Bios: caso utilizem o emulador como Sega CD, verão na tela as respectivas bios corretametnte instaladas na tela (vide foto anterior).
USA BIOS: _ _ _ _ _ _ _ _ _
EUR BIOS: _ _ _ _ _ _ _ _ _
JAP BIOS: _ _ _ _ _ _ _ _ _
CD LEDs: ON (padrão)... Quando estiver executando um jogo, verão o “load” do jogo representado por um pequeno ponto vermelho/verde em um dos cantos da tela simulando o led do Sega-CD
CDDA audio (using mp3s): ON (padrão)... Esta função permite a execução das musicas do CD-Rom, lembre-se que só serão executadas caso estiverem no padrão apresentado anteriormente.
PCM audio: ON (padrão):... Não precisa mexer nesta opção, exceto perceber som estranho na execução (lembre-se que não são todos jogos de Sega CD que rodam com perfeição).
ReadAhead buffer: 128 k (padrão)... Normalmente não precisa alterar.
SaveRam cart: Off (padrão) ... Permite salvar a Ram em uma espécie de memória virtual do emulador. Sugestão não alterar, uma vez que o carregamento dos jogos já é muito veloz.
Scale / Rot. Fix (slow): ON (padrão)... Desconhecido. Nunca precisei alterar.
Better sync (slow): OFF (padrão)... Permite aumentar a sincronia do jogo com a emulação. Obs: Caso alterar para ON, há risco do jogo fica muito lento.
Após finalizar as configurações do Sega/Mega CD, selecionem
“done”
Advanced options:
Estas funções permitem fazer uma série de ajustes. Recomenda-se deixar conforme a foto:
Caso perceber que algum jogo especifico está se comportanto de maneira estranha, alterem as opções deste menu, mas lembrem-se de salvar a configuração somente para o jogo em execução para evitar dar problemas em demais jogos que já estejam sendo emulados com perfeição (maiores detalhes logo a seguir).
Após finalizar as configurações do Sega/Mega CD, selecionem
“done”

Fim das configurações padrão.
3.2) Configurar controles
A – Controles básicos do emulador.
Este ponto é importante, uma vez que inicialmente o Mega Drive utilizava controles de 3 botões e com a chegada de jogos mais modernos fora acrescido um controle de 6 Botões. Portanto. Estes ajustes irão auxiliar na execução para ambos os casos:
Apoio para todos os jogos de 3 botões:
Ao entrar nas opções, sugiro apagar as configurações padrão
Na figura observem que o padrão possui
Load State: botão “R” ativado
Save State: botão “L” ativado
.
.
.
Switch Renderer: “TRIANGLE” ativado.
Ponto de vista pessoal, deixem todas as funções em branco (sem ativação). Uma vez que caso queria executar as funções básicas (extremamente úteis) durante cada um dos jogos sendo:
Salvar:
Save State
Carregar:
Load State
Ou alterar o
Switch Renderer
Basta clicar no botão
“Select” do PSP e executar por ali.
Desta forma, quando forem configurar os controles para jogos de 6 botões, as funções não entrarão em conflito. Isto é, deixando estas funções ativadas, ao utilizar uma função de “soco fraco” no botão “L”, além de dar o “soco fraco” automaticamente irão “salvar o jogo”, assim como uma função de reinderização rápida através do Triangulo e ao mesmo tempo dando um chute médio (exemplo). O que não é nada legal!
Em resumo: para apagar as funções do Emulator controls, basta selecionar segurando o botão “Select”. Mesmo assim caso achar conveniente estas funções rápidas, ative-as a gosto!
B – Configurar controles de 3 botões.
Basicamente as funções já vem pré configuradas da seguinte forma:
Direcional + Analógico: movem seu controle conforme a direção especifica
Quadrado (SQUARE): botão A
X: botão B
O (CIRCLE): botão C
Start: é o próprio Start
Caso queiram alterar, basta ir nas opções Configure Controls / Player 1 (ou Player 2) e alterar. Observem que é possível ativar botões turbo

Nota: Não é possível deixar duas configurações idênticas para ambos controles. Ou seja, caso queiram jogar no controle 2, terão que de uma certa forma “copiar” as funções do controle 1 para o 2, lembrando que funções de controles não se repetem (um controle anula o outro).
Após estes ajustes, lembrem-se de salvar as configurações como Padrão:
Basta voltar para a raiz do emulador, ir em:
E por ultimo em:
4 – Configurar controles de 6 botões (FAÇAM AJUSTES POR JOGO)
Este modo permite a configuração para jogos que exigem 6 botões.
É importante fazer a configuração para cada jogo especificamente. Isto porque, alguns jogos do Mega Drive que utilizam 3 botões não tem compatibilidade com o controle de 6 botões. Isto não é um defeito do emulador, assim como também não era no Mega Drive. Uma vez que o Mega Drive nasceu com a configuração de 3 botões e só veio a surgir o controle de 6 para jogos mais modernos.
Como configurar?
Utilizaremos como exemplo o jogo
Street Fighter 2 Special Champion Edition (que usa 6 botões)
Selecionem o jogo na listagem do emulador.
Com o jogo rodando...
Cliquem no botão
“Select” do PSP
Irá abrir a tela de configurações. Entre em:
“Configure Controls”
Observem que nas opções “Configure Controls” existe a opção “6 button pad”, basta alterar de “off” para “ON”
Façam os ajustes para seus jogos que utilizam botões adicionais conforme gosto. Cliquem em
DONE.
Antes de sair, salvem a configuração SOMENTE para o jogo em execução, ou seja:
... Pronto! Basta clicar em Resume game:
... Que estará configurado e pronto para diversão!
5 - Considerações finais:
Caso não achar necessário configurar os 6 botões, o funcionamento do jogo será idêntico a jogar em um controle de 3 botões no mega Drive, ou seja, os botões de “soco” estarão ativos como padrão, e caso queriam altear os 3 botões para chute, cliquem em Start, mas lembre-se que desta forma a função Start será só uma troca de funções e não um simples “Pause” no jogo!
Compatibilidade:
Jogos de Mega Drive (Genesis): Após realizar testes em mais de 200 Roms observei que a compatibilidade do emulador é praticamente perfeita. Todos os jogos funcionaram perfeitamente onde observa-se a necessidade mínima de ajustes por jogo. Um único jogo que deixou o som com baixa qualidade é After Burner 2 mesmo fazendo ajustes, o som ficou um pouco falho na emulação, mas a jogabilidade manteve-se perfeita.
Jogos do Sega CD são um pouco mais complicados de emular porém, quando realizados os ajustes na forma correta o emulador teve desempenho perfeito, tanto em qualidade de som como imagem. Não são todos os jogos de Sega CD possíveis de emular com perfeição. Mas vale ressaltar que o sucesso da Sega nesta época girou em torno do Mega Drive Clássico. Ou seja, este não será um grande problema. Jogos clássicos em CD-Rom como Sonic CD, After Burner 3, Dragons Lair e Monkey Island funcionaram com perfeição absoluta no emulador.
Existem relatos de usuários que conseguiram rodar até jogos do sistema 32X. Não tenho informações a respeito.
Divirtam-se!
