Bem, eu nunca morei sozinho e parece que não vai demorar muito vou pular da fase "adolescente" da vida direto para a fase de CASADO, porém a 4 anos atrás dona patroa conseguiu se transferir de Aracaju-SE aqui para Salvador-BA e como ela não conhecia a cidade e sempre foi uma medrosa do cacete (meio que dou razão para ela, comparado com Aracaju, o centro de Salvador é inseguro e insalubre bagarai) fui morar com ela alguns meses para ela se adaptar.
Como em minha casa é uma mordomia absolutista com meu pai o Sr. Imperador sempre achei ridícula a atitude dele de deixar minha mãe fazer a porra toda e ele sentado no trono vendo TV de boa, então propus divisão de tarefas com dona patroa (atitude que fui recompensado regiamente nesses anos todos

) ela morava perto do trabalho dela e eu tinha a disposição um ônibus que me deixava na porta do meu trabalho (na época eu trabalhava no combate a dengue), dividimos as tarefas do seguinte modo:
Ela: Cozinhar (muito bem, diga-se de passagem), Lavar e estender a roupa.
Eu: Lavar os pratos, varrer e arrumar a casa (não tinha lá muita coisa para arrumar num quarto e sala).
Depois de algum tempo passei a ajudar ela com a cozinha por achar interessante aprender a cozinhar e por ficar com pena de ver ela reclamando cortando carne ou picando a cebola grande demais então assumi a tarefa de tratar e cortar carne em cubos para o strogonoff, descascar camarão e picar cebola/queijo/qualquer coisa.
Vamos as dicas:
Para fazer strogonoff, quando você for comprar carne, procure comprar uma carne bem rosada (ela como era filha de açougueiro manja mais de carne que muito marmanjo), arranque a capona de gordura e corte de forma transversal a fibra, como se fizesse bifes da largura de seu dedo, depois pegue um desses bifes e os deite, deixando a fibra apontada para cima e corte em tiras e depois em cubos, removendo gordura, película muscular e veias, e depois em cubos, aí é só cozinhar com sazon de carne, alho picado e água (obviamente) e CURRY (tempero indiano que tem várias propriedades medicinais e é bem saboroso), depois quando a carne estiver cozida acrescente o creme de leite, misture tudo e deixe cozinhar mais alguns minutos, depois sirva com arroz branco e se delicie.
Moquequinha Sergipana de camarão: descasque batatas e corte em pedaços grandes, descasque camarão (arranque a cabeça, solte a lateral até perto da ponta da cauda, enfie o dedo embaixo da casca e arranque a pontinha do rabo, quando você pegar a prática você vai descascar 1 camarão a cada 1.5 segundos usando essa técnica), sazon de peixe, CURRY e cebola picada, cebolinha e coentro , quando a batata estiver cozida e meio mole pode servir, se quiser transformar em Moqueca Baiana de camarão troque o curry por COMINHO ou pimenta vermelha ou de cheiro (vai do gosto que você gosta de apimentado) uma garrafinha de leite de coco por panela, pedaços pequenos de coco (pedaços, não coco ralado) e acrescenta uma boa porção de
AZEITE DE DENDÊ, mas não exagere muito no leite de coco e azeite de dendê ou vai dar uma caganeira master.

, sirva com arroz.
Uma coca cola bem gelada cai bem em conjunto com qualquer um desses dois. =D